sexta-feira, 13 de junho de 2008

Compostela - Capítulo 1 - Parte I


Imagens aéreas do norte de Portugal. Início da Manhã. Muito sol e imagens bonitas. Imagem do avião em que se encontram Euclides (38), Rui (65) e Bruno (30), sentados juntos à janela. Euclides é moreno, bonito, com músculos salientes e passa uma impressão de homem bem-sucedido na vida e com si mesmo. Rui é o típico pai senhor de idade: humor sarcástico para disfarçar uma certa amargura com a idade, mas ama os filhos e sente muito carinho pela ex-mulher, ainda que se se falem raramente. Bruno também é bonito, como Euclides, mas frequentemente fica à sombra do irmão, por ser mais reservado, muitas vezes guarda as coisas para si mesmo e as atenções costumam ser direcionados ao irmão popular (ainda que Euclides não ligue para o favoritismo constante). Bruno está lendo um livro, provavelmente um guia turístico da região de Porto, onde o avião pousará. Euclides conversa animado com o pai

Euclides - É, finalmente, Portugal! Eu não ia conseguir mais esperar nem mais uma hora nesse avião
Rui - Ora, Euclides, você nunca foi de esperar mesmo...
Bruno (fechando o livro e sorrindo para o irmão) - Eu ainda tô impressionado de te ver tranquilo depois de nove horas de viagem
Euclides - Faz tanto tempo que eu não vejo minha mãe
Rui - Ah, Aurora nunca foi de dar notícias, mesmo...em relação a nada (enfatiza o nada), principalmente quando resolveu seguir essa carreira de pintora
Bruno (repreendendo) - Pai...
Rui (se corrigindo) - Tá bom! Tá bom! Não tá mais aqui quem falou! Mesmo que vocês não lembrem que eu fui casado com ela por duas décadas!!
Euclides - Ela não vai gostar de saber que você já pretende viajar hoje, pai
Rui - Ah, mas ela sabe o quanto esperei por essa oportunidade...Compostela é uma região que sempre fez parte dos meus sonhos de estudos religiosos
Bruno- Sim, mas, até agora eu não entendi o que um pesquisador do paganismo vai fazer num lugar chamado Santiago de Compostela, que abriga uma catedral de origem católica, ainda por cima
Euclides - Bruno, Compostela também é um local visitado por bruxos e outros paganistas. O catolicismo é só uma fachada para uma verdadeira rede mística nessa região da Espanha
Rui ( brincando, fazendo cara de espanto)- Hmmm, quem diria que Euclides iria completar uma informação de Bruno
Euclides (balançando a cabeça, cético) - Não pedi licença do jornal à toa, não. Eu quero produzir a melhor matéria turística que o "Hoje em São Paulo" já produziu
Bruno (sorrindo) - E pelo jeito, ainda vai dar pra esticar, colocando a matéria num caderno sobre religiões

Euclides faz um gesto de "você não tem jeito, mesmo" e olha para a paisagem pela janela. O avião pousa. Imagens da cidade de Porto: A Ponte do Infante, A Casa da Música, Rio Douro. Ambientação na casa de Aurora (69): um sobrado muito bonito, no estilo português, com fachada de fino acabamento e um interior que denuncia a profissão dela. Muitos quadros, a maioria ainda não foi finalizada. Os móveis são confortáveis e a casa muito arejada, por ser no topo de uma ladeira. A casa tem janelas grandes, com vistas bonitas para o bairro, mas ainda assim, para os padrões portugueses, trata-se de uma casa "simples". Aurora está animada na cozinha, com Dalva (48), empregada de longa data, preparando o almoço

Aurora (feliz) - Dalva, não se esquece de colocar aquele molho de francesinha que você sempre faz! Quero que meus filhos tenham uma refeição tipicamente portuguesa
Dalva (enquanto mexe o caldo de uma panela)- Pode deixar, Dona Aurora...Seu Euclides e Seu Bruno vão adorar os pratos que eu tô preparando
Aurora - Eu já preparei as tripas à moda...está di-vi-no!
Dalva - Mas, Dona Aurora, eles não iam chegar agora pela manhã?
Aurora - Eu sei, Dalva, eu sei! Já vou buscá-los no aeroporto! Pela primeira vez, em dez anos, vou ver os meus filhos...a pressa hoje não é pra entregar nenhum quadro, é pra ver a minha família! Beijo, Dalva! Cuidado pro caldo verde não passar do ponto...
Dalva- ...e nem o vinho estourar no congelador, eu já escutei isso umas dez vezes hoje!
Aurora (se despedindo, sorridente) - Eu vou ver meus filhos!

Imagens de Aurora entrando no carro e dirigindo pelas ruas de Porto. Muitas ladeiras e monumentos históricos, antes de chegar nas avenidas principais que dão acesso ao aeroporto.

Um comentário:

FABIANO GUIMARÃES disse...

iande
arrasou
gostei muito
cadê as indicações técnicas? tipo: cena 4 centro da cidade/exterior/dia.

esquecesse foi?
hehehehehe
mas, muito bom